maremma

A Maremma é uma área ideal para explorar de carro ou moto, já que o transporte público na área não é exatamente o máximo: a oferta de ônibus e trens é bastante limitada e algumas áreas mais interessantes são praticamente inacessíveis sem meios próprios. Além disso, a paisagem no meio do caminho é muito bonita e você provavelmente vai querer parar para tirar umas fotos e admirar a paisagem.

Existem lugares que são interessantes em qualquer estação do ano. Uma delas é Pitigliano que parece ter sido esculpida na rocha. Você pode usá-la como base, quem sabe para um itinerário de três dias, visitando outros lugares bacanas nos arredores como os burgos de Montemerano, Manciano e Saturnia. Já para quem viaja no verão uma boa pedida é dar uma esticadinha até o Argentario e quem sabe até a deliciosa ilha do Giglio.

Para saber mais sugiro que leia nossos artigos com uma panorâmica da Maremma Toscana,  o que fazer em Pitigliano, um festival de verão chamada Vivamus, as termas de Sorano e os melhores queijos e vinhos da Maremma.

Abaixo algumas fotos para dar uma idéia do que você vai encontrar.

Montemerano

O burgo de Montemerano, na Maremma Toscana
O burgo de Montemerano, na Maremma Toscana

Manciano

O burgo de Manciano
O burgo de Manciano

Saturnia e suas termas

As termas de Saturnia
As termas de Saturnia

Do interior ao litoral: as maravilhosas praias do Argentario e do Giglio

O mar do Argentario: um espetáculo
O mar do Argentario: um espetáculo

Entre maio e setembro vale a pena incluir no roteiro o Monte Argentario, onde encontram-se as praias mais bonitas da Toscana: visite Porto Ercole, Orbetello e Porto Santo Stefano e, se sobrar tempo, dê uma esticadinha até a ilha do Giglio (onde afundou a Costa Concordia, lembra?). Um roteiro para quem quer descobrir lugares novos na Itália. Se gostou, compartilha com os amigos!